‘Nas Ondas do Rádio’: filme aborda a cultura do rádio nas periferias de Belém

Compartilhe
Produção da Cine Diáspora, com roteiro da cineasta Lu Peixe, o filme começa a ser gravado nesta quinta-feira (3).
 
Foto: Reprodução
Foto: Divulgação

Reconectar o público com a cultura do rádio, através das batidas do brega e do tecnomelody, este é o objetivo do curta-metragem “Nas Ondas do Rádio” que começa a ser gravado nesta quinta-feira (3), em Belém.

Misturando os gêneros de ficção, drama e comédia, o filme é uma realização da produtora Cine Diáspora, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo. O roteiro é da cineasta Lu Peixe e a obra foi desenvolvida e premiada na 5ª edição do LAB Negras Narrativas, da Associação de Profissionais Negros do Audiovisual (APAN).

A história gira em torno da personagem Sombra, viva por Mariza Black, uma misteriosa radialista que nunca revelou sua verdadeira identidade. Estreando em um programa onde poderá ser ela mesma, a radialista vê seus planos mudarem quando conhece Inã, uma cantora de tecnomelody.

O diálogo bem-humorado entre as duas personagens, de gerações diferentes, mas que possuem em comum o fato de estarem imersas na cultura das aparelhagens, promete arrancar boas risadas do público.

Além de buscar celebrar a importância do rádio para as famílias de áreas periféricas do Norte do Brasil, o curta também pretende destacar a contribuição das culturas LGBTQIA+ e afro amazônica nos ritmos do brega e do tecnobrega.

Com previsão de estreia para maio de 2025, o filme contará com oficinas de produção audiovisual e pré-lançamento gratuito nos Distritos de Outeiro e Icoaraci.