Abaetetuba recebe a primeira Usina da Paz da Região de Integração do Tocantins

Mais uma região paraense é contemplada com uma Usina da Paz, política pública do Governo do Estado referência nacional em cidadania e enfrentamento à violência. Dessa vez, o projeto foi entregue em Abaetetuba, no nordeste paraense, e vai beneficiara cerca de 160 mil moradores do município.
Essa é a 12ª Usina da Paz do Pará, a primeira na Região de Integração do Tocantins, e vai levar à população mais de 70 serviços gratuitos em diversas áreas, além de contar com uma estrutura moderna e acessível. A inauguração da unidade ocorreu no último sábado (29), e contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, entre outras autoridades e a moradores da cidade.
Helder Barbalho celebrou a primeira UsiPaz da Região de Integração Tocantins como uma verdadeira conquista para o município de Abaetetuba. “Um programa que nos traz orgulho de ser genuinamente paraense, construído para os paraenses, e que vai trazer para esta cidade a experiência extraordinária da transformação social, para que possamos mudar para melhor a realidade da comunidade, reduzindo os índices de criminalidade e fazendo com que famílias de Abaetetuba possam ter aqui o seu segundo lar. A Usina, por onde chega, garante serviços transformadores e, a partir de agora, está à disposição do povo desta querida cidade”, afirmou.
A construção da Usina da Paz de Abaetetuba foi executada por meio de parceria entre o Estado e a empresa Vale, em um espaço localizado na Rodovia Dr. João Miranda, no portal de acesso à zona urbana do município, doado pela Prefeitura do município. O complexo possui uma estrutura funcional, com salas equipadas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social, além de ginásio poliesportivo, piscina, teatro, salas de dança, bibliotecas, salas de informática, estudos e gastronomia, praça coberta e outros espaços.
“Mais do que estrutura, a Usina da Paz representa cuidado com as pessoas, representa oportunidades para todas as famílias que, a partir de hoje, vão poder ter acesso a esporte, educação, cultura e a muitas outras atividades”, afirmou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.
Sobre o projeto
As Usinas da Paz são centros de cidadania que fazem parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Pará com o objetivo de promover a inclusão social, diminuir a violência e melhorar a qualidade de vida em regiões vulneráveis. Desde a inauguração da primeira Usina da Paz, em 2021, os espaços já garantiram mais de 8,5 milhões de atendimentos à população.
As Usinas também desempenham um papel importante para a segurança pública, tendo contribuído para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, alcançando quedas de até 90%, o que demonstra a eficácia das ações na promoção da segurança e no bem-estar da comunidade.
Com a entrega da UsiPaz Abaetetuba, chega a 12 o número de Usinas em funcionamento, somando-se às cinco unidades localizadas em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e seis no interior, nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, na Região Metropolitana, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.