Começa a campanha de vacinação nas escolas públicas do Brasil

Compartilhe
Ação realizada pelos ministérios da Educação e da Saúde tem por objetivo imunizar 30 milhões de estudantes.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil.

Começa nesta segunda-feira (14) a campanha de vacinação em escolas públicas do Brasil. A ação, realizada pelos ministérios da Educação e da Saúde, ocorre até o dia 25 de abril e tem como meta vacinar 30 milhões de estudantes maiores de 15 anos de 110 mil escolas da educação infantil, do ensino fundamental e médio.

A campanha vai disponibilizar vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Além disso, os estudantes maiores de 5 anos e menores de 15 anos também poderão se vacinar contra meningite e HPV.

Os atendimentos serão realizados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas próprias escolas ou em uma Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos pais e/ou responsáveis. A ação integra a Semana Saúde na Escola que tem como temática “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”.

Semana Saúde na Escola

Realizada anualmente pelos ministérios da educação e da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, em 2025 o tema da semana é “Ampliar a Vacinação. Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios”. A iniciativa busca priorizar os seguintes temas: atualização vacinal; promoção da saúde mental e prevenção de violências; promoção da saúde sexual e reprodutiva; alimentação saudável; prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos.

Caderneta de Vacinação Digital

Entre as novidades para Semana Saúde na Escola deste ano, está a Caderneta de Vacinação Digital lançada na última quinta-feira (10), pelo Ministério da Saúde. Na caderneta digital de vacinação infantil estarão disponíveis todos os dados de vacinação, com o histórico de vacinas, a previsão de próximas doses e também notificações para lembrar aos pais de vacinar a criança. Além disso, os pais também terão os dados de crescimento Infantil, com registros de peso, altura, perímetro cefálico e IMC, com gráficos de evolução.