Belém é reconhecida como um dos melhores destinos gastronômicos do mundo por revista internacional

Compartilhe
A capital paraense é a única cidade brasileira na lista da revista Lonely Planet, referência global em guias de viagem.

Foto: Divulgação / Ministério do Turismo.

A combinação única de ingredientes da Amazônia, técnicas tradicionais e a inovação dos chefs locais fizeram com que Belém fosse a única cidade brasileira escolhida como um dos melhores destinos gastronômicos do mundo, segundo a revista Lonely Planet, referência global em guias de viagem.

A capital paraense ficou na sétima posição entre as 15 cidades apontadas pela revista. O  reconhecimento incentiva pessoas do mundo todo a descobrirem os sabores do Pará,  celebrando a riqueza de uma culinária que combina tradição, biodiversidade amazônica e criatividade.

Segundo a publicação da Lonely Planet, “comer aqui (em Belém) é um ato político e cultural”, uma forma de celebrar a resistência e a riqueza dos povos amazônicos.

Assim, Belém é reconhecida por transformar ingredientes nativos em verdadeiras experiências gastronômicas. Em suas feiras, mercados e restaurantes, é possível encontrar sabores únicos, como o tucupi, o jambu, o filhote, o pirarucu, o cupuaçu, a castanha-do-pará, além do famoso açaí, que na região é servido salgado e acompanhado de peixe frito ou camarão seco.

O Mercado Ver-o-Peso reúne uma variedade incrível de ingredientes frescos e alguns considerados exóticos pelos visitantes. Caminhar por ali e ver os cozinheiros transformando esses produtos em pratos como a maniçoba, com suas folhas de mandioca cozidas por dias, ou o pato no tucupi, é uma experiência sensorial única. E claro, provar os sucos e doces feitos com frutas como o cupuaçu, o açaí e o taperebá, que não se encontram em outras partes do Brasil, é uma forma deliciosa de se conectar com a biodiversidade da região. Sem dúvida, o Ver-o-Peso é um dos pilares que sustentam a merecida reputação gastronômica de Belém.

Cop 30

Essa valorização da gastronomia paraense chega em um momento muito oportuno, às vésperas da COP30. Belém terá uma visibilidade global sem precedentes, e a sua rica culinária será, sem dúvida, um atrativo a mais para os milhares de participantes de todo o mundo.

Além disso, a projeção internacional da gastronomia paraense pode gerar um impacto econômico positivo para a cidade e para o estado, incentivando o turismo e valorizando os produtores locais. Sem dúvida, a COP30 será uma vitrine excepcional para Belém mostrar ao mundo não apenas a sua relevância ambiental, mas também o seu sabor único.

Texto elaborado com informações do Ministério do Turismo.