SUS inclui novo exame para a prevenção do câncer de colo de útero a partir deste mês
Teste molecular identifica a presença do DNA do vírus HPV, principal causador desse tipo de câncer, se antecipando ao início da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a partir deste mês de maio um novo exame para prevenir o câncer de colo de útero de maneira mais precoce. Trata-se do teste molecular de DNA-HPV.
Enquanto o Papanicolau coleta células do colo do útero e detecta se há sinais de câncer ou de pré-câncer na região, o teste molecular identifica se a paciente tem o Papilomavírus Humano (HPV), mais precisamente o DNA do vírus, o que permite se antecipar ao início da doença, reduzindo os casos de câncer e as mortes.
Recomendado como exame primário para detecção do HPV pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a inclusão do teste molecular de DNA-HPV no SUS faz parte das novas diretrizes para o diagnóstico do câncer do colo do útero, apresentadas no último dia 26 de abril pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Câncer do colo do útero
A doença é um tipo de tumor que se desenvolve na parte inferior do útero, na região chamada colo do útero. É um dos tipos mais comuns de câncer que afeta mulheres e está intimamente ligado à infecção pelo HPV. Segundo o INCA, estima-se 17 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil em 2025.
Além do HPV, outros fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, tais como o tabagismo, a baixa imunidade, a obesidade e outras infecções sexualmente transmissíveis.
A prevenção passa pela vacinação contra o HPV, considerada uma das principais formas de evitar esse tipo de câncer. Outras medidas incluem o uso correto de preservativo em todas as relações sexuais e a consulta médica para a realização dos exames preventivos, como o Papanicolau, a Colposcopia, a biópsia e, a partir de agora, o teste molecular.