‘Praia Grande’: documentário paraense resgata memórias familiares na Ilha de Mosqueiro

Compartilhe
O documentário conecta a vivência do cineasta com a Ilha de Mosqueiro e a perda de seu pai, vítima da pandemia de covid-19. Foto: Laís Teixeira / Divulgação.

A pré-estreia do documentário “Praia Grande”, do diretor paraense Fernando Segtowick, será nesta sexta-feira (9), em sessão especial na Universidade Federal do Pará, em Belém. A obra conecta a vivência do cineasta com a Ilha de Mosqueiro e a perda de seu pai, vítima da pandemia de covid-19.

Reunindo entrevistas com familiares e pessoas com forte ligação à Praia Grande, uma das praias existentes no distrito de Mosqueiro, o filme faz um resgate das lembranças e das histórias vividas por Fernando e sua família.

O documentário trabalha com o conceito de uma memória recriada, apresentando as relações de afeto e a história da própria Amazônia. O filme também traz imagens do arquivo do Museu Goeldi datadas de 1906, mostrando que as pessoas já iam a Mosqueiro naquela época.

Outro ponto forte abordado pela obra, segundo Segtowick, é a questão ambiental, já que atualmente a Praia Grande vive graves problemas de erosão que podem fazer com que o local desapareça.

Após a pré-estreia na Ufpa, o filme será exibido no dia 17 de maio para moradores da Praia Grande e deve ser levado para festivais nacionais e internacionais, concluiu o diretor.

“Praia Grande” tem patrocínio do Edital de Fomento ao Audiovisual – Lei Paulo Gustavo – Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), com direção de Fernando Segtowick e produção da Marahu Filmes.

Sobre Fernando Segtowick

Diretor, roteirista e produtor executivo, Fernando Segtowick foi responsável pela direção do documentário “O Reflexo do Lago”, que teve estreia mundial no festival de Berlim em 2020, o telefilme “Vatapá ou Maniçoba?”, exibido na TV Globo em janeiro de 2025, além do curta-metragem “Matinta” (2010).

Tags