Roubos de celulares caem 46% no Pará entre janeiro e abril deste ano

O Pará registrou uma redução de 46% nos roubos de celulares entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
“A significativa redução nos roubos de celulares tem um impacto direto na vida dos paraenses. A população sente-se mais segura em suas atividades cotidianas. Esse avanço se deve ao nosso compromisso com a segurança pública e à adoção de tecnologias inovadoras, como o aplicativo IMEIGuard, que permite consultas rápidas sobre um aparelho durante abordagens policiais”, destacou o Secretário de Segurança, Ualame Machado.
Queda expressiva em três anos
Nos quatro primeiros meses de 2025, o estado registrou 6.979 roubos de celulares — uma queda de 5.997 casos em relação ao mesmo período de 2022, que teve 12.976 ocorrências.
Na comparação com 2024, quando foram registrados 8.422 casos, a redução é de 17%. Em relação a 2023, a queda chega a 30%.
Roubo em geral também diminui
A redução se estende também ao número total de roubos no estado. Entre janeiro e abril deste ano, foram 10.614 ocorrências, uma queda de 73% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 39.103 roubos. Isso representa 28.489 crimes a menos.
Tecnologia como aliada
Lançado em 2024, o aplicativo IMEIGuard permite que agentes de segurança verifiquem, em tempo real, se um celular é produto de roubo. A ferramenta é integrada ao Alerta Celular Pará *(Link: https://alertacelular.pa.gov.br/), plataforma em que o cidadão pode cadastrar o IMEI (código de identificação do aparelho) vinculado ao CPF do proprietário. Os dados são cruzados com os sistemas de segurança pública, facilitando a recuperação dos aparelhos.
Com informações da Agência Pará