Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (26)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão abertas desde esta segunda-feira (26) até o dia 6 de junho. Os interessados podem se inscrever acessando exclusivamente a Página do Participante do Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/).
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga via boleto bancário, PIX, cartão de crédito, ou débito em conta corrente ou poupança. O prazo para realizar o pagamento vai até 11 de junho e não haverá prorrogação.
O Enem 2025 será realizado em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 9 e 16 de novembro. Em Belém, Ananindeua e Marituba as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, por causa da COP 30.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e provas objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia do exame, os participantes resolverão as provas de Matemática, Química, Física e Biologia. Para essa etapa, a duração da aplicação será de cinco horas.
Segundo o edital, haverá reaplicação das provas do Enem nos dias 16 e 17 de dezembro. Essa oportunidade é destinada aos participantes que não compareceram por motivos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam as notas do Enem como critério para selecionar seus estudantes. Os resultados podem ser o único critério ou um complemento aos processos seletivos. Além disso, o desempenho no exame serve como parâmetro para acessar auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.