Governo do Pará abre 4 mil vagas para formação de voluntários que atuarão na COP 30

Compartilhe
Imagem atual do Parque da Cidade
Foto: Alexandre Costa / Ag. Pará

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de voluntários que irão atuar na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP 30 (Secop), da Casa Civil da Presidência da República.

Podem se inscrever moradores de Belém a partir dos 18 anos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://voluntarioscop30.pa.gov.br/ até o dia 5 de junho. No geral, estão sendo ofertadas 4 mil vagas, das quais 5% são destinadas a pessoas com deficiência (PcD) e 20% para indígenas e quilombolas. 

As oportunidades são voltadas para pessoas com ensino médio completo, superior ou que estejam cursando graduação. É necessário ter conhecimento da língua inglesa nos níveis intermediário, avançado ou fluente.

Os voluntários selecionados passarão por um curso de capacitação, com carga horária de 120 horas divididas em seis módulos. A formação abordará temas como mudanças climáticas, turismo e comunicação intercultural, entre outros conteúdos essenciais para a atuação durante o evento. Além disso, os voluntários terão direito a benefícios como alimentação, transporte gratuito (coletivo ou próprio do evento), uniforme oficial e crachá de identificação.

A diretora de Projeto da Secop Casa Civil da Presidência da República, Flávia Castelhano, ressalta que o Programa de Voluntariado vai estimular a formação de jovens líderes comunitários, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos participantes. "Em termos sociais, o programa poderá ser um meio para fortalecer o engajamento da comunidade, especialmente dos jovens, criando uma sociedade mais participativa, consciente e resiliente", ressalta Flávia. 

Serviço
Inscrições para a formação de Voluntários COP 30

Inscrições: Até 5 de junho de 2025 pelo site (https://voluntarioscop30.pa.gov.br)
Pré-requisitos: Ter 18 anos ou mais, estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou superior, e possuir domínio da língua inglesa nos níveis intermediário, avançado ou fluente.

Com informações da Agência Pará