Revoada dos Pássaros Juninos abre as festas de junho em Belém
Cortejo artístico acontece neste sábado (1º), no entorno da Casa das Artes, com programação aberta ao público.

A temporada de festejos do mês de junho em Belém será aberta neste sábado (31), a partir das 16h, com a tradicional revoada dos Pássaros Juninos. O cortejo artístico vai percorrer o entorno da Casa das Artes, próximo à Basílica Santuário de Nazaré, encerrando com apresentação teatral. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Durante o cortejo, artistas e crianças desfilam com trajes que representam pássaros e outros animais da fauna amazônica, figuras do folclore e personagens que ilustram o povo da região.
A Revoada dos Pássaros Juninos marca também a abertura oficial do Arraial de Todos os Santos, que segue até o dia 29 de junho com apresentações de grupos folclóricos, danças típicas, apresentações teatrais e o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas.
PÁSSAROS JUNINOS
Os cordões de pássaros, tanto rurais quanto urbanos, abordam temas atuais, como questões ambientais e sociais das comunidades amazônicas, sempre com forte simbolismo e criatividade.
Considerados como uma das manifestações mais autênticas do teatro popular paraense, os pássaros juninos resgatam uma tradição centenária que remonta à Belle Époque. Naquele período, Belém importava costumes europeus, especialmente nas artes, promovendo luxuosos espetáculos de ópera aos quais apenas as classes mais abastadas tinham acesso.
Como resposta, as camadas populares da cidade criaram os seus próprios movimentos artísticos e, nesse contexto, surgiu o Cordão de Pássaros, expressão lúdica e criativa da resistência e identidade populares.