Espetáculo apresenta a trajetória do líder cabano Batista Campos em cidades do Nordeste Paraense

O Grupo de Teatro Palha, realiza entre os dias 6 e 8 de junho, em Moju, no Nordeste paraense, a itinerância do espetáculo “Batista em corpo & fúria”. As apresentações seguem até o dia 29 deste mês, com exibições nas cidades de Barcarena e Baião, também no Nordeste do Pará. A entrada é gratuita.
Livremente adaptado da obra “BATISTA”, do autor paraense Carlos Correia Santos, o espetáculo teatral leva aos palcos elementos históricos e poéticos sobre a trajetória do cônego Batista Campos, um dos líderes do movimento da Cabanagem, revolta popular ocorrida entre 1835 e 1840 na então Província do Grão-Pará contra a dominação do governo português.
As apresentações convidam o público a revisitar o passado e a refletir sobre os desafios sociais e raciais que ainda persistem nos dias de hoje.
De acordo com Paulo Santana, diretor do espetáculo, o objetivo é fazer com que as pessoas questionem acerca do que significou a luta de Batista Campos e o que ela representa hoje. Trata-se de um grito ancestral por liberdade, pertencimento e resistência, ressaltou.
Ao ser apresentada em diferentes regiões do Pará, a peça é também um gesto de memória coletiva ao levar a história da Cabanagem aos territórios que ainda carregam em suas paisagens e em suas gentes as marcas dessa luta. Neste projeto, o teatro torna-se uma ferramenta de educação, mobilização e afeto, acrescentou Santana.
SERVIÇO:
Apresentações do espetáculo “Batista em corpo & fúria”.
Data: dias 6, 7 e 8 de junho, às 19h.
Local: Auditório Municipal Laurival Cristo, em Moju.
Data: dias 13, 14 e 15 de junho, às 19h.
Local: Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Rua João Pantoja de Castro, nº 50, bairro Nazaré, Barcarena).
Data: 27, 28 e 29/06, às 19h.
Local: Salão paroquial (Praça Matriz Santo Antônio de Pádua, Baião).
Entrada franca