Governo do Japão está com inscrições abertas para bolsas de estudos no país

Compartilhe
O Consulado do Japão em Belém está com inscrições abertas para bolsas de estudo de graduação e pesquisa/pós-graduação. Foto: Reprodução Freepik.

O Consulado do Japão em Belém está com inscrições abertas para bolsas de estudo de graduação, curso técnico e profissionalizante no país. Estudantes brasileiros dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí podem se candidatar. O prazo final para as inscrições é 27 de junho.

Os requisitos básicos para concorrer às bolsas em instituições japonesas são: nacionalidade brasileira; nascido a partir de 2 de abril de 2001; ter o ensino médio completo e possuir conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa. As provas presenciais estão previstas para serem realizadas no dia 08 de julho de 2025.

As bolsas são no valor de 117.000 ienes por mês, o que equivale a R$ 4.685,00 na cotação de maio deste ano. O valor será disponibilizado para a Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes.

Bolsas e Cursos

A duração da bolsa para a Graduação é de cinco anos, exceto para os cursos de Odontologia, Veterinária, Medicina e Farmácia, que é de sete anos. O formulário de inscrição está disponível  neste link .

Para a Escola Técnica, a duração da bolsa é de quatro anos. Entre as opções estão: Engenharia (Mecânica; Elétrica e Eletrônica; da Informação; de Comunicação e Rede, de Materiais; Civil e Marítima) e Arquitetura. O formulário de inscrição está disponível aqui.

Já para o Curso Profissionalizante são três anos de duração. As áreas de estudo são: Tecnologia; Cuidados Pessoais e Nutrição; Educação e Bem-estar; Administração; Moda e Economia doméstica; Cultura e Educação geral. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.  

Documentos para inscrição:

a) Ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, digitalizados com 02 fotos 3,5 X 4,5 cm dos últimos seis meses;

b) Cópias do certificado e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês;

c) Carta de recomendação do diretor ou professor da escola;

d) Dissertação explicando o motivo de opção de estudar no Japão;

e) Certificados de proficiência de língua inglesa e/ou japonesa, entre outros.

Os documentos devem ser entregues em envelope na recepção do Consulado do Japão ou enviado via correios

Informações, aquisição de formulários de inscrição:
 

Consulado do Japão em Belém

Av. Magalhães Barata, 651     Ed. Belém Office Center, 7º andar, tel.

Belém-PA    CEP: 66060-281

Site: https://www.belem.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/Bolsas_Kenkyu.html

E-mail: belemcultura@bm.mofa.go.jp