Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas nas farmácias

Compartilhe
Medida tomada pela Anvisa passou a vigorar a partir desta segunda-feira (23).

Foto: Shutterstock.

Entrou em vigor nesta segunda-feira (23), a obrigatoriedade de retenção das receitas médicas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, pelas farmácias e drogarias. A decisão é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Agência, a prescrição desses remédios, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, deve ser feita em duas vias e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita médica nas farmácias e drogarias, assim como acontece com os antibióticos.

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Anvisa em abril deste ano e entrou em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.A medida tem como objetivo proteger a saúde da população brasileira, sobretudo porque foi observado um grande número de eventos adversos relacionados ao uso das canetas emagrecedoras fora das indicações aprovadas, acrescentou a Agência.

Uso Indiscriminado

A retenção do receituário de canetas emagrecedoras já era defendida por entidades da área da saúde, incluindo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Em nota aberta, as entidades citam que o uso indiscriminado desse tipo de medicamento, sobretudo pela automedicação, gera preocupações quanto à saúde da população e ao acesso de pacientes que realmente necessitam desse tipo de tratamento.

Com informações da Agência Brasil.

Tags