‘Árvores Violonísticas’: concerto gratuito homenageia Tó Teixeira nesta quarta-feira (25)
Apresentação acontece no auditório Eneida de Moraes.

O Auditório Eneida de Moraes, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA), em Belém, recebe nesta quarta-feira (25), às 17h, o espetáculo “Árvores Violonísticas”, apresentado pela Orquestra Guitarrônica da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). A entrada é gratuita.
O concerto presta homenagem a Tó Teixeira, violonista e compositor paraense que se tornou referência para o violão popular da Amazônia. A apresentação integra o ENARTE 52, encerramento do semestre artístico-pedagógico da EMUFPA e é resultado de uma parceria com a Kamara Kó Fotografias.
Sob coordenação do professor e músico Ziza Padilha, “Árvores Violonísticas” leva ao palco estudantes da EMUFPA, em formações variadas de violão, que executarão obras autorais e arranjos de clássicos do repertório paraense.
No repertório, obras emblemáticas de Tó Teixeira ganham nova leitura: “Bolo de Milho”, “Queixas de dois corações”, “Carimbó, divertindo a mocidade”, “Triste? Nunca!”, “Jesus nosso pastor”, “Revê delmuchacha”, além das peças “Ária para violão” e “Mais uma lembrança”. Os arranjos foram elaborados coletivamente, como parte da vivência didática entre os músicos-orientadores e os estudantes-intérpretes.
Exposição
A apresentação integra a programação da exposição “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra”, em cartaz até 30 de agosto no MIS-PA. A mostra, realizada pela Kamara Kó Fotografias por meio do Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, Caixa, Correios e Banco do Brasil, e apoio institucional do Governo do Estado do Pará via Secult-PA, ocupa o espaço expositivo do Palacete Faciola com curadoria de Alexandre Sequeira, montagem e edição de Nando Lima, e colaboração de artistas e pesquisadores.
Serviço
Espetáculo “Árvores Violonísticas” – Orquestra Guitarrônica da EMUFPA
Data/Horário: quarta-feira, 25 de junho, às 17h.
Local: Auditório Eneida de Moraes – Museu da Imagem e do Som do Pará (Palacete Faciola, Av. Nazaré - 132). Entrada gratuita.