Espetáculo celebra os 80 anos de Elis Regina com dança e música em Belém

Compartilhe
Foto: Divulgação.

Ícone da música popular brasileira, Elis Regina é homenageada no espetáculo de dança contemporânea “Corpos Estelares e Falsos Brilhantes”, que será apresentado nos dias 5 e 6 de julho. A montagem une música, movimento e memória para celebrar os 80 anos da artista, falecida em 1982.

Dirigido, pesquisado e coreografado por Diego Pizarro, o espetáculo resgata a potência artística, poética e política do repertório de Elis, a partir de uma abordagem sensorial e somática da dança. A apresentação do dia 5 contará com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa de pós-doutorado do diretor, que propõe a ideia de “Anatomia Corpoética”, conceito que investiga como a escuta profunda do corpo, em suas múltiplas dimensões (física, mental, emocional, energética e espiritual), pode dar origem ao movimento cênico. O resultado é uma experiência sensível e imersiva, onde a dança surge como resposta orgânica à voz de Elis.

A trilha sonora original foi criada pelo compositor português João Lucas, que trabalhou com a voz isolada da cantora para compor uma faixa inédita, em diálogo com as coreografias desenvolvidas coletivamente pelo elenco. O processo de criação também contou com a leitura compartilhada da biografia “Elis Regina – Nada será como antes”, de Julio Maria, aproximando ainda mais a equipe do universo da artista.

Ao longo da apresentação, o publico é conduzido por releituras de clássicos de nomes como Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Roberto Carlos, João Bosco, Edu Lobo, Vinicius de Moraes e Milton Nascimento, entre outros. A obra propõe uma escuta atenta do corpo e da memória coletiva, com uma narrativa vibrante e politicamente engajada.


Serviço

Espetáculo Corpos Estelares e Falsos Brilhantes

Datas: 5 e 6 de julho de 2025, sempre às 19h

Local: Teatro Experimental Cláudio Barradas – Belém (PA)