Espécie de flor rara é encontrada no Parque Estadual do Utinga

Compartilhe
Nativa da Amazônia, a espécie foi descrita pela ciência há mais de 100 anos e reforça a importância do Parque do Utinga na preservação da biodiversidade amazônica.

Foto: Leandro Ferreira.

Uma flor rara e nativa da Amazônia foi encontrada no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, pelo pesquisador do Museu Paraense Emilio Goeldi, Leandro Ferreira. A espécie de nome científico Ruizterania belemnensis, foi identificada pela primeira vez há mais de cem anos em área que atualmente pertence à Região Metropolitana de Belém e desde então não havia mais sido vista.

A descoberta destaca a importância do Parque Estadual do Utinga na manutenção das espécies da flora e fauna amazônicas. Segundo Júlio Meyer, gerente do Ideflor-Bio, a identificação de espécies como essa no interior do Parque demonstra o quanto o local é essencial na preservação da biodiversidade, disse.

De acordo com Leandro Ferreira, responsável pelo achado, essa é a segunda descoberta da planta na Grande Belém. A espécie foi descrita cientificamente pela primeira vez no início do século passado, onde hoje é o município de Santa Bárbara do Pará, na Grande Belém.

O local onde a flor foi encontrada no Parque do Utinga está sendo mantido em segredo por questões de segurança e para preservar a planta da interferência humana, ressaltou o pesquisador.

O Parque Estadual do Utinga fica na Avenida João Paulo II, no bairro Curió-Utinga, em Belém. O local funciona de quarta-feira a domingo, das 6h às 17h.

 

Com informações da Ascom / Ideflor-Bio.