SUS passa a oferecer DIU‑LNG e desogestrel como tratamento da endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento hormonal disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU-LNG) e o medicamento desogestrel. Os dois métodos foram recentemente incorporados à rede pública após recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
As portarias que autorizam o fornecimento dos medicamentos foram publicadas nos dias 29 e 30 de maio, com prazo de até 180 dias para início da oferta.
Em nota, solicitada pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde informou que o DIU‑LNG inibe o crescimento do tecido endometrial fora do útero e é indicado para pacientes com contraindicação ao uso de contraceptivos orais combinados. Como sua troca só é necessária a cada cinco anos, o método também favorece a adesão ao tratamento, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pacientes.
Entenda a doença
A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória crônica caracterizada pelo crescimento do tecido semelhante ao endométrio que normalmente reveste o útero em outras regiões do corpo, como ovários, bexiga e intestino.
Essa condição provoca respostas inflamatórias e pode causar dor pélvica crônica, cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais, alterações intestinais e infertilidade.
Com informações da Agência Brasil.