Alimentação equilibrada ajuda a enfrentar o ‘verão amazônico’ com saúde

Compartilhe

Durante o período do “verão amazônico”, marcado pelas altas temperaturas, nosso corpo acaba perdendo mais líquidos e minerais, podendo ocorrer quadros de desidratação, fadiga e desconfortos digestivos. Assim, buscar por uma alimentação equilibrada e nutritiva é fundamental para enfrentar o calor e manter a boa saúde.

foto: foto
Foto: Wayhomestudio / Freepik

Segundo a nutricionista Alynny Rayla de Sousa, da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, a alimentação correta ajuda o organismo a funcionar melhor e evita o cansaço provocado pelo calor.

Frutas como melancia, abacaxi, laranja e manga, além de legumes crus, saladas frescas e proteínas magras, como peixes, ovos e frango grelhado, são aliados importantes, pois eles contêm água, são leves e energéticos, ajudando a manter o equilíbrio nutricional, explica a profissional.

Além disso, é importante ter em mente que, mesmo com o aumento do gasto energético no calor, não é necessário comer mais. O importante é comer melhor, com refeições leves e fracionadas ao longo do dia, evitando pratos gordurosos, frituras e molhos pesados.

Outro ponto importante diz respeito à hidratação. A recomendação é ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia, variando conforme o peso, idade e rotina de atividades. Sucos naturais sem açúcar, água de coco e chás gelados também são boas opções para complementar a hidratação, orienta a nutricionista.

Além disso, deve-se dar atenção redobrada aos grupos mais sensíveis, como os idosos, crianças e gestantes. As crianças perdem líquidos mais rápido, idosos têm menor percepção de sede e gestantes precisam de mais nutrientes. Por isso, a hidratação e os cuidados com a alimentação são essenciais para
essas pessoas, destacou.

 

Com informações da Agência Pará.