‘Raízes que Dançam’ movimenta o município de Santarém Novo, no Pará

Compartilhe
Programação conta com oficinas, vivências e apresentações de carimbó, destacando a importância do gênero musical que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

Foto: Luci Pimentel / Divulgação.

O município de Santarém Novo, no nordeste do Pará, recebe a partir desta segunda-feira (21) o projeto "Raízes que Dançam", iniciativa que visa preservar, valorizar e difundir o carimbó como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

Por meio de oficinas, vivências, rodas de conversa e apresentações culturais, a programação segue até o dia 24 de agosto, mobilizando moradores da cidade, com atividades gratuitas voltadas à comunidade local e aos visitantes.

As atividades das oficinas começam nesta segunda (21), com uma oficina de confecção de instrumentos musicais que são a base do ritmo do carimbó, como curimbó, maraca e reco-reco. As atividades seguem até o dia 31 de julho, sempre das 7h às 16h, no barracão da tradicional Irmandade de Carimbó de São Benedito.

Já no dia 25 de julho, às 19h, o grupo Os Quentes da Madrugada, da Irmandade de Carimbó de São Benedito, realiza uma apresentação na Praça Matriz. A banda tem como marca a energia contagiante e a forte ligação com as raízes afro-indígenas do carimbó, já tendo se apresentado em diversos municípios do Pará.

Para encerrar, no dia 24 de agosto o destaque fica por conta das vivências culturaisde dança e percussão, quando o público tem a oportunidade de interagir com mestres e mestras do carimbó, vivenciando ensaios, danças e toques de percussão. Essas atividades acontecem às 20h na Vila de Santo Antônio.

Raízes que Dançam

Idealizado como uma estratégia para o fortalecimento cultural, o projeto nasceu do protagonismo da comunidade de Santarém Novo, município que possui papel central na história do carimbo, sendo um dos primeiros municípios a lutar pelo reconhecimento do gênero musical como Patrimônio Cultural e Imaterial brasileiro.

Com ações voltadas à formação, difusão cultural e o fortalecimento da economia criativa, o projeto busca gerar oportunidades para jovens, mestres e artistas locais, além de atrair visitantes interessados no turismo cultural.

Além de oficinas e apresentações, o Raízes que Dançam contempla ações inclusivas, garantindo o acesso de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida às atividades. Além disso, a iniciativa prevê a produção de um curta-documentário e de um e-book ilustrado com fotos e registros das oficinas e apresentações.


Serviço:

Oficina de confecção de instrumentos musicais

Data: de 21 a 31 de julho, das 7h às 16h.

Local: Barracão da Irmandade de Carimbó de São Benedito.

Apresentação musical: Os Quentes da Madrugada

Data: dia 25 de julho, às 19h.

Local: Praça Matriz de Santarém Novo

Vivência cultural de dança e percussão

Data: dia 24 de agosto, às 20h.

Local: Vila de Santo Antônio.

Mais informações no Instagram @irmandadedecarimbodesaobenedito.

Tags