Exposição “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos” chega a Belém com registros da tradicional festa de Alter do Chão

Compartilhe
Foto: Alexandre Baena / Divulgação.

Após uma itinerância nacional, a exposição “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos”, do fotógrafo e documentarista paraense Alexandre Baena, chega a Belém no dia 8 de agosto, às 18h, na Galeria Fidanza (no Museu de Arte Sacra do Pará da Igreja de Santo Alexandre). A mostra segue aberta ao público até o dia 8 de setembro de 2025, com entrada gratuita.

A exposição apresenta fotografias vibrantes da festividade do Sairé, celebrada anualmente em Alter do Chão, no município de Santarém, no oeste do Pará. A mostra reúne registros do rito religioso e da tradicional disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, elementos que compõem uma das manifestações culturais mais emblemáticas da Amazônia.

A itinerância da exposição começou em fevereiro de 2025, com estreia no Senado Federal, em Brasília. Desde então, já passou pelos estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e participou da programação do 4º Fórum Internacional sobre a Amazônia (FIA), da Universidade de Brasília. Após a temporada em Belém, a exposição será montada em Santarém, durante o Sairé, em setembro.

Com curadoria do próprio artista, a mostra propõe uma imersão na identidade cultural amazônica, valorizando as tradições dos povos ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Segundo Baena, o trabalho vai além do registro visual: é um gesto de resistência e de preservação da memória coletiva.

Além do rito religioso, com mastros, rezas e cantos, a exposição também evidencia a dimensão profana da festa, marcada pela encenação da rivalidade entre os botos.

Em cada fotografia, o artista busca destacar a presença dos povos originários e transmitir uma mensagem de equilíbrio entre natureza, espiritualidade e cultura. Esta exposição carrega uma mensagem forte de preservação, especialmente neste momento em que o mundo volta os olhos para o Brasil com a proximidade da COP30.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Alexandre Baena já realizou mais de 25 exposições em itinerância pelas cinco regiões do Brasil. É autor de projetos como “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, “Juruti – Festival das Tribos” e “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, todos com foco na valorização da cultura paraense.

A mostra “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos” conta com patrocínio da Prefeitura de Santarém, apoio do mandato do deputado federal Henderson Pinto, Governo do Estado do Pará, Banpará, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, com realização da MAB Comunicação.


Serviço

Exposição: Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos

Artista: Alexandre Baena

Abertura: 08 de agosto de 2025, às 18h

Período: 08 de agosto a 08 de setembro de 2025

Local: Galeria Fidanza – Museu de Arte Sacra do Pará (Praça Frei Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém-PA)

Entrada gratuita.