Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana o registro do medicamento Voranigo (vorasidenib), para o tratamento de câncer cerebral. Em formato de comprimidos, o remédio de uso diário é produzido pela farmacêuticaServier.
O medicamento é indicado para pacientes a partir dos 12 anos com tipos específicos de tumores difusos no cérebro, os gliomas, que já foram submetidos a procedimento cirúrgico e que não tenham indicação de radioterapia ou quimioterapia imediata.
De acordo com a Servier, o vorasidenib atua bloqueando as enzimas responsáveis pela produção de substâncias que estimulam o crescimento das células tumorais.
Segundo o oncologista Fernando Maluf, a aprovação desse medicamento representa o maior avanço na área do tratamento do câncer cerebral nos últimos 20 anos. Gliomas são os tumores cerebrais mais comuns que existem e alguns deles costumam acometer pessoas jovens.
Esses tipos de tumores só têm a rádio e a quimioterapia como alternativas de tratamento. O vorasidenib surge como uma nova opção, ao conseguir reduzir o risco de progressão da doença, evitando novas cirurgias e outros tratamentos e remédios mais agressivos, completou o médico.
Com informações da Agência Brasil.