Festival gastronômico ‘Roteiro Cozinha Periférica’ destaca a força de mulheres da Vila da Barca

Compartilhe
Programação acontece na próxima sexta-feira (5), com feira gastronômica e atrações musicais.

Foto: Divulgação.

Na próxima sexta-feira (5) é celebrado o Dia da Amazônia e a Vila da Barca, em Belém, recebe o Festival Roteiro Cozinha Periférica. O evento une gastronomia, música, cultura e tradição para celebrar a primeira turma de Gastronomia formada na própria comunidade. O objetivo é destacar a força de mulheres periféricas que transformam a cozinha em espaço de memória, resistência e futuro ancestral.

A programação inclui feira gastronômica, concurso de pratos e atrações culturais e musicais como o Grupo Carimbó D’aqui, de Mestre Muka, além de outras grandes vozes da cultura periférica paraense como o grupo de samba Fé no Batuque e Alina, da Banda Açaí Pimenta.

A iniciativa é fruto do projeto “Memória e Cultura Periférica” e surgiu a partir do mapeamento de pontos de memória, afeto e alimentação na Vila da Barca, resultando em uma formação de quatro meses com oficinas voltadas a 24 mulheres da comunidade que comandarão as barracas gastronômicas do evento. Durante o Festival, as receitas produzidas por essas mulheres serão avaliadas por um júri técnico.

Com curadoria da chef e boieira Lúcia Torres, referência da gastronomia amazônica e madrinha do projeto, oevento é uma iniciativa do Memória e Cultura Periférica, com apoio da Embaixada da Suíça no Brasil, Instituto Clima e Sociedade (ICS) e parceiros locais.

Mais que um Festival, o projeto também prevê a produção do Livro de Receitas e Técnicas escrito pelas próprias moradoras da Vila da Barca.

Projeto Memória e Cultura Periférica,

Criado em 2020 por moradores da Vila da Barca, o projeto busca o resgate, a salvaguarda e valorização da história da comunidade da Vila da Barca, localizada às margens da Baia do Guajará, no bairro do Telégrafo, em Belém.

Contemplado pelo Edital de Museus e Memoriais de Base Comunitária da Lei Aldir Blanc, o projeto resultou no Museu Memorial da Vila da Barca, com um acervo de mais de 500 documentos, entre fotografias e recortes de jornais doados pelos próprios moradores da comunidade.


Serviço

Festival Roteiro Cozinha Periférica

Data/Horário: dia 5 de setembro, sexta-feira, das 17h às 23h.

Local: Rua Nelson Ribeiro, esquina coma Rua Magno de Araújo, Vila da Barca, Belém – PA.

Realização: Comunidade da Vila da Barca, Comissão Solidária Vila da Barca.

Mais informações no Instagram @cozinhadaviladabarca.