Corda do Círio de Nazaré chegou em Belém nesta quinta-feira (11)
Confeccionada com fibras de malva, ela tem 800m de comprimento e é usada nas procissões da Trasladação e do Círio.
A corda oficial do Círio de Nazaré 2025 chegou em Belém nesta quinta-feira (11), por volta das 12h. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), o transporte para a capital paraense aconteceu após a cerimônia de entrega em Castanhal, na sede da Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), empresa responsável pela fabricação do objeto.
A corda foi confeccionada em malva, possui 800 metros de comprimento e 60 cm de diâmetro, sendo dividida em duas partes de 400 metros que serão usadas nas procissões da Trasladação e do Círio.
Exposição
Após revisão da DFN e da Guarda de Nazaré, marcada para o dia 27 de setembro, a corda será exposta ao público. A da Trasladação ficará na Estação Luciano Brambilla, no Centro Social de Nazaré, e a do Círio na Estação das Docas, até o dia 11 de outubro.
Fabricação
Até 2022, a corda utilizada no Círio e na Trasladação era feita de sisal e produzida em Santa Catarina. A partir de 2023, passou a ser fabricada localmente pela CTC utilizando fibras de malva cultivadas em mais de 20 municípios paraenses, em projetos de agricultura familiar que envolvem mais de mil famílias.
De acordo com a CTC, o projeto de desenvolvimento da corda para este ano contemplou um cronograma de sete meses, sendo três dedicados ao planejamento e quatro à produção industrial. Ao longo desse período, mais de 480 colaboradores estiveram diretamente envolvidos nas diversas etapas.