Cultura Rede de Comunicação conquista 2º e 3º lugares na etapa paraense do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
A TV e a Rádio Cultura do Pará conquistaram a segunda e a terceira colocação na etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, nas categorias Jornalismo em Vídeo e Jornalismo em Áudio. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta terça-feira (23), em Belém, reconhecendo o trabalho dos profissionais da imprensa paraense.
Na categoria Jornalismo em Vídeo, a TV Cultura alcançou o 2º lugar com a reportagem da jornalista Andréia Teixeira, “Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade?”. O 3º lugar ficou com a reportagem “Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia”, da jornalista Raiana Serrão.
Finalista do prêmio pelo segundo ano consecutivo, Andréia Teixeira já havia representado o Pará na etapa nacional em 2023 e celebrou mais uma conquista:
“Representar a Cultura Rede de Comunicação é um privilégio. Estar entre os três finalistas já é uma vitória, pois mostra a força do jornalismo profissional feito no Pará. Para nós, é a certeza de missão cumprida, fruto do trabalho coletivo de muitos talentos.”
Já Raiana Serrão destacou os desafios e o simbolismo do trabalho, que também marcou o encerramento de seu ciclo na TV Cultura:
“A matéria foi desafiadora, porque tivemos muito pouco tempo. Mas abraçamos a proposta justamente para falar sobre bioeconomia e a importância da floresta em pé. Viajamos para o interior do estado, garantimos que teria fruta, e conseguimos produzir um material impactante, envolvendo não só a equipe, mas também a comunidade.”
Jornalismo em Áudio
Na categoria Jornalismo em Áudio, a Rádio Cultura FM conquistou o 3º lugar com a série de reportagens “Empreendedorismo Sustentável: Soluções e desafios para o futuro do planeta”, do jornalista Gabriel Nascimento. A série especial foi ao ar em junho deste ano e levou ao público cinco reportagens:
- Empreendedorismo Sustentável: tendência que une desenvolvimento e produtividade;
- Parceria entre Brasil e Suíça reúne diversas startups em prol da bioeconomia;
- IFC debate alternativas para tornar o pescado economicamente viável;
- Empresa produz biopainéis a partir da semente do açaí;
- COP 30: metas climáticas do Brasil impactam diretamente a Amazônia.
A etapa paraense do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo premiou os primeiros colocados de cada categoria com MacBooks, troféus e certificados. Os vencedores agora concorrem na fase regional, que selecionará os finalistas para a etapa nacional, a ser realizada em Brasília (DF).
Confira as reportagens da Cultura Rede de Comunicação finalistas do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade? (2° Lugar)
Imagens: Josemar Garcia/ PamellaLavôr
Imagens de Drone: Felippe Barros
Auxiliar/ Iluminação e Som direto: Luciano Mourão
Editores de Texto: Nátia Ney Machado / Jaelta Souza
Edição de Vídeo e Finalização: Ernesto Fernandes
Motion Graphin: Ernesto Fernandes e Jefferson Monteiro
Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia (3° Lugar)
Imagem: André Mardock e Josemar Garcia
Som direto: Luciano Mourão
Produção: Raiana Serrão, Samara Silva e Aline Freire
Edição de vídeo: Wellerson Willian
Empreendedorismo Sustentável: soluções e desafios para o futuro do planeta.
(Série de Reportagens Especiais)
Produção e reportagem: Gabriel Nascimento
Edição de áudio: Ivo Souza