Museu de Arte Sacra recebe a exposição ‘Caminhos para Belém’, de Alexandre Baena
Abordando a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, a mostra já percorreu as cinco regiões brasileiras e pode ser visitada de 1º de outubro a 22 de dezembro de 2025.
O Museu de Arte Sacra, em Belém, recebe a partir desta quarta-feira (1º), às 18h, a exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena.
Após percorrer as cinco regiões brasileiras, a mostra retorna a Belém neste mês de outubro fechando um ciclo de 12 meses de itinerância nacional, apresentando como foco central a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, os romeiros, os peregrinos e os promesseiros que viajam das mais diversas localidades rumo à capital paraense a fim de participar do Círio.
Segundo Alexandre Baena, que também assina a curadoria da exposição, retornar a Belém no mês de outubro é a conclusão de um ciclo de 12 meses de muita fé e da troca de emoções que embalaram essa incrível jornada da mostra pelo país, disse.
O Artista
Alexandre Baena é fotógrafo, publicitário, cineasta e documentarista, atuando no segmento cultural no mercado nacional e internacional. Em 2023, realizou o projeto da exposição “Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”. No primeiro semestre de 2024, iniciou o projeto da exposição “Juruti - Festival das Tribos” e no segundo semestre do mesmo ano começou a exposição “Caminhos para Belém - o amor que flui como água”, que segue em itinerância nacional em 2025 junto com o “Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos”.
A exposição tem o patrocínio do Governo do Estado do Pará, através do Banpará, secretarias de Estado de Cultura e Turismo, apoio da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré e do Senador Jader Barbalho, com realização MAB Comunicação.
Serviço
Exposição “Caminhos para Belém - o amor que flui como água”, de Alexandre Baena.
Abertura: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira), às 18h.
Visitação: de 1º de outubro a 22 de dezembro de 2025, de terça a quinta-feira, das 9h às 14h, e de sexta a domingo, das 9h às 17h.
Local: Sacristia da Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra do Pará (Praça Frei Brandão, s/n - Cidade Velha, Belém-PA).