Parceria entre a Cultura Rede de Comunicação e Global Citizen garante ingressos para o "Global Citizen Festival Amazônia"
O evento une música e a discussão sobre a preservação ambiental e o combate à pobreza e será realizado no dia 1º de novembro no estádio Mangueirão, em Belém.
O Portal Cultura, em parceria com a Global Citizen, realiza o concurso cultural “Minha Voz no Global Citizen”. A ação tem como objetivo valorizar as vozes e histórias dos paraenses, incentivando a expressão criativa e a reflexão sobre temas como cidadania, justiça social, meio ambiente e cultura amazônica.
Para participar é preciso que a pessoa more no Pará e tenha mais de 18 anos. Obedecendo os critérios do regulamente, o participante deverá gravar um vídeo de até 1 (um) minuto, no formato vertical (Reels ou Stories), mostrando do seu ponto de vista (POV) sobre por que merece ganhar um ingresso para o Global Citizen Festival Amazônia. O conteúdo é livre: pode ser uma fala, uma performance artística, um registro da rotina, um olhar sobre o bairro, a história ou os sonhos do participante. Serão valorizadas autenticidade, criatividade e propósito.
Depois de gravado, o participante deve publicar o vídeo de forma pública no seu perfil do Instagram e marcar o @portalcultura, além de inserir as hashtags ##MinhaVozNoGlobalCitizen e #PortalCultura, e seguir o perfil do Portal Cultura no Instagram.
Os 20 melhores vídeos, escolhidos por uma comissão julgadora da Cultura e da Global Citizen, ganharão pares de ingressos para o Festival.
Sorteio de ingressos na Rádio e na TV
Além a ação do Portal Cultura, os programas “Conexão Cultura Mais” (que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, pela Rádio Cultura 93,7 FM) e o “Sem Censura Pará” (exibido de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h30, na TV Cultura) também estão realizando sorteios diários de ingressos, permitindo ao público que acompanha a programação diária da emissora a participação no festival.
Vídeos do Projeto Cenas de Paz
A parceria entre da Cultura Rede de Comunicação e o Global Citizen vem sendo articulada desde julho entre a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania e as instituições que desenvolvem dentro do Governo do Estado políticas públicas para a juventude.
Nesse processo, a Cultura Rede de Comunicação criou peças com jovens capacitados pelo programa Cenas de Paz, que a emissora desenvolve há sete anos. A campanha está sendo veiculada pelos veículos da Cultura, como a TV e o Instagram Portal Cultura.
Segundo Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará e da Diretoria de Comunicação Comunitária e Cidadania, o projeto ressalta a importância do engajamento da juventude em prol do planeta. “Este ano nós fomos surpreendidos com a aproximação do Global Citizen, que vai fazer esse mega evento no Mangueirão, com várias atrações nacionais e internacionais e a Cultura foi chamada para participar desse processo de engajamento nessa campanha”, conta Vasconcelos.
De acordo com Miro Sanova, presidente da Cultura Rede de Comunicação, a parceria com a Global Citizen Amazônia reforça o papel transformador da comunicação quando ela é feita com propósito e protagonismo social. “Ver os jovens do projeto Cenas de Paz produzindo conteúdos para um evento global mostra que o talento da nossa juventude tem potência, voz e identidade. Essa é a Cultura cumprindo sua missão pública, abrindo caminhos e conectando o Pará ao mundo por meio da criatividade, da inclusão e da esperança”, disse.
O Festival
É a primeira vez que o Global Citizen será realizado na Amazônia, reunindo na capital paraense artistas de sucesso, além de grandes líderes mundiais para discutir sobre pobreza extrema e preservação ambiental. Entre as atrações artísticas, o festival já confirmou as participações de Gilberto Gil, Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Chris Martin, vocalista da banda Coldplay.
Com transmissão nacional e internacional, o Global Citizen Festival: Amazônia vai celebrar compromissos importantes da 30ª Conferência da ONUI sobre Mudanças Climáticas (COP 30), destacando lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire, amplificando campanhas de ação em favor do clima.
Global Citizen
Também conhecida como Global Powerty Project, a Global Citizen é uma organização internacional de educação e defesa que procura catalisar o movimento para acabar com a pobreza extrema e promover justiça social e a equidade através das lentes da intersetorialidade.
Com sede em Nova York (EUA) e escritórios em diversos países, a organização também realiza eventos de grande escala (como os festivais) em diferentes cidades ao redor do mundo a fim de mobilizar as pessoas em ações contra a pobreza extrema.
Ao todo, a plataforma possui mais de 12 milhões de cidadãos cadastrados em todo o mundo, entre artistas, líderes mundiais e pessoas comuns, buscando engajar a sociedade civil e governos na implementação de ações de combate à pobreza e contra as mudanças climáticas.
Para o evento em Belém, assim como nas edições anteriores realizadas em Nova York, Londres e Mumbai, o Global Citizen Festival Amazônia vai abordar temas como mudança climática, igualdade e sustentabilidade. Mais informações no site oficial do evento ou pelo Instagram @glblctzn.