Banco do Brasil e Banco Europeu de Investimentos assinam acordo de €350 milhões para apoiar projetos de mulheres amazônidas
Crédito: Divulgação/BB
O Banco do Brasil assinou, nesta terça-feira (11), um acordo com o Banco Europeu de Investimentos (BEI Global), estabelecendo um termo de intenções para captação de milhões de euros voltados ao apoio a mulheres empreendedoras e a projetos de energia sustentável na região da Amazônia Legal. O acordo reforça a iniciativa Global Gateway da União Europeia e a importância das parcerias internacionais.
O projeto visa apoiar o desenvolvimento do setor privado na região amazônica por meio de microcréditos direcionados a microempresas de propriedade ou geridas por mulheres, além de financiar projetos de geração de energia elétrica renovável, com foco na instalação de painéis solares em telhados para autoconsumo em comunidades remotas.
Essa parceria busca capacitar mulheres empreendedoras, fomentar a criação de empregos e fortalecer a autonomia energética local. Segundo José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, a parceria com o BEI reafirma o protagonismo do BB em acordos com instituições financeiras globais e fortalece os compromissos do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, demonstrando que é possível unir crescimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social.
Sobre o Global Gateway
O Global Gateway é uma iniciativa estratégica da União Europeia destinada a reduzir a disparidade global de investimentos e impulsionar conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, de energia e transporte. A estratégia também visa fortalecer sistemas de saúde, educação e pesquisa. O Global Gateway envolve a colaboração entre a União Europeia, seus Estados-Membros e as instituições europeias de financiamento ao desenvolvimento.