“COP do Povo”: Lula exalta participação popular na COP30
O presidente Lula, na noite desta quarta-feira(19), disse que a COP de Belém é a melhor Conferência entre todas as que foram realizadas até hoje. Ele ressaltou que esta foi a COP do Povo, pelas manifestações políticas democráticas e pela ampla participação de diversos segmentos da sociedade na Conferência de Belém.
Ele ressaltou a importância da participação de vários segmentos da sociedade durante a Conferência do Clima, destacando o papel dos indígenas, das mulheres, das comunidades tradicionais, dos cientistas, ambientalistas, da juventude e demais segmentos sociais.
Além disso, ele elogiou a população de Belém pelo acolhimento que deu aos seus visitantes e falou da importância de realizar a COP em uma cidade que muitos brasileiros ainda não conhecem. Ele destacou a cultura, a culinária, a dança, a música e a hospitalidade dos paraenses. "Belém fez uma COP melhor do que a COP de Copenhague, do que a COP de Dubai, do que a COP de Paris, do que a COP de Londres, do que a COP de qualquer lugar, porque aqui o povo foi mais povo, o povo participou mais. Essa aqui pode ser chamada a primeira COP do povo do mundo inteiro, porque aqui teve gente do mundo inteiro fazendo suas manifestações", disse.
A COP30 foi a primeira Conferência ao longo dos últimos três anos realizada em um país com liberdade democrática. As anteriores, nos Emirados Árabes Unidos, Azerbaijão e no Egito, foram em regimes autoritários, sem a participação popular e sem protestos passivos, como foi a COP de Belém.
"Estou muito feliz também porque a marcha do povo, foi extraordinariamente bonita, ordeira e todos entregaram o documento para nós. Pela primeira vez na história das COP, 3.500 indígenas participaram. Porque as mulheres não são objeto nessa COP. As mulheres têm que ser tratadas como uma questão de gênero, merece ser tratada com respeito na participação plena, porque as mulheres não são cidadãs de segunda classe. E é preciso fazer com que nós, dirigentes, aprendamos isso, um mínimo de colaboração que a gente pode dar é tentar fazer inovação, inovação no nosso comportamento, inovação na nossa visão de nova sociedade, inovação numa nova compreensão do que significa o ser humano nesse planeta. Entender qual é o papel da juventude, qual é o papel das mulheres, qual é o papel do homem, qual é o papel dos negros, sabe, todo mundo tem um papel na sociedade", completou.