Lenda do reggae, Jimmy Cliff morre aos 81 anos
Morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos de idade, o cantor jamaicano Jimmy Cliff. Considerado uma das lendas do reggae, a morte do artista foi causada por complicações de uma pneumonia, segundo anunciou a sua mulher Latifa, pelas redes sociais.
Nascido em 30 de julho de 1944, em St. James (Jamaica), Jimmy começou a cantar ainda na infância e passou a se apresentar em rádios e festivais de sua cidade natal. Oficialmente, sua carreira artística iniciou em 1967, com o disco Hard Road to Travel.
Ao longo de mais de seis décadas, ele lançou dezenas de álbuns e singles, conquistando o Grammy pelos discos Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Seu último disco foi “Refugees”, lançado em 2022. Entre seus grandes sucessos se destacam as canções “Reggae Night”, “Rebel in Me”, “We Are One”, “Many Rivers to Cross”, “I Can See Clearly Now”, entre outras.
O artista também realizou grandes turnês pelo mundo e possuía uma relação especial com o Brasil, onde fez apresentações em 1968 do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, e também nos anos de 1984, 1990, 1993 e 1998.
Além do sucesso musical, Cliff teve papel fundamental como embaixador da cultura jamaicana. Recebeu prêmios e reconhecimentos internacionais, consolidando-se como um dos artistas mais influentes do reggae e inspirando gerações de músicos.