Belém desponta entre os principais destinos turísticos para o verão 2025/2026, diz pesquisa

Compartilhe

Levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e confirma o avanço da capital paraense no cenário nacional.

Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

A cidade de Belém está entre os principais destinos emergentes para as férias de verão 2025/2026, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O levantamento também destaca que a diversidade cultural e a gastronomia reconhecida internacionalmente estão ente os principais fatores que explicam o resultado obtido pela capital paraense no cenário nacional.

A pesquisa analisou a procura por destinos turísticos no período do Natal, Réveillon e férias de janeiro, a partir dos dados obtidos junto às operadoras associadas à Braztoa.

Dentro do Brasil, as vendas de viagens ocorreram no ritmo esperado, com janeiro despontando como o mês de maior movimento. Já no mercado internacional, o interesse permaneceu estável, com fluxo distribuído entre dezembro e janeiro.

DESTINOS EMERGENTES

O estudo também evidencia o avanço de outros destinos emergentes no cenário nacional. Além de Belém, cidades como Aracaju, Bonito, Arraial d´Ajuda, Ilhéus, Curitiba e Vitória apresentaram maiores procuras, apontando para a ampliação do leque de escolhas dos turistas por locais que estão fora dos roteiros tradicionais de viagens.

Vale lembrar que em julho deste ano foi divulgado o Anuário BRAZTOA 2025 que mostrava Belém em primeiro lugar na categoria “Destinos Emergentes”, ficando como um dos dez destinos turísticos mais promissores do Brasil.

O protagonismo de Belém e do estado do Pará no cenário do turismo responsável também foi reconhecido este ano com a conquista de quatro títulos no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, realizado neste mês de dezembro no Teatro Gasômetro.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Eduardo Costa, esse reconhecimento reflete o trabalho consistente de posicionamento do Pará no mercado turístico. Belém, de acordo com o secretário, vem se consolidando como um destino que entrega aos visitantes experiências autênticas, sustentáveis e conectadas à identidade amazônica.

 

Com informações da Agência Pará.