Festividade de São Benedito é aberta oficialmente em Bragança (PA)

Compartilhe

A festa é realizada durante nove dias e tem como um dos seus destaques a manifestação cultural da Marujada.

Foto: Iphan / Divulgação

A festividade de São Benedito foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (18), em Bragança, nordeste paraense. Maior celebração religiosa e cultural da região do Salgado, as celebrações seguem até o dia 26 de dezembro, quando é realizada a grande procissão pelas ruas do município.

Em sua 227ª edição e com o tema “São Benedito, Peregrino Que Nos Traz Esperança”, a programação ocorre durante nove dias, com missas, novenas, ladainhas e procissões.

Com forte importância cultural, a festa tem como um do seus destaques principais a Marujada. Manifestação com forte representação feminina, o folguedo sai às ruas de Bragança neste mês de dezembro para homenagear São Benedito com as tradicionais danças do xote e da mazurca.

TRADIÇÃO

Organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e pela Irmandade de São Benedito de Bragança, a festividade remonta ao ano de 1789 quando pessoas negras escravizadas da antiga Vila de Bragança criaram a Irmandade do Glorioso São Benedito, como forma de homenagear o santo preto de origem etíope.

Considerada Patrimônio Cultural do Estado do Pará desde 2009 e reconhecida em 2024 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, a festividade de São Benedito é uma verdadeira celebração da identidade local que une fé, cultura e devoção populares na histórica cidade paraense de Bragança.