Em Itaituba, exposição retrata arquitetura de palafitas e cotidiano ribeirinho

Compartilhe
Foto: Bárbara Vale/ Divulgação
Foto: Bárbara Vale/ Divulgação

Até 31 de janeiro, a cidade de Itaituba recebe a exposição “Casa de Várzea”, aberta ao público no espaço Casa Sawe, com visitação das 16h às 20h. A mostra reúne 16 imagens da fotógrafa Bárbara Vale que registram a autenticidade e a sabedoria presentes nas casas de palafitas, além de documentar a identidade das famílias que vivem às margens dos rios do Baixo Tapajós.

A exposição foi lançada originalmente em Alter do Chão, em Santarém, como parte da instalação Memórias Flutuantes, antes de chegar à cidade do Baixo Tapajós. A mostra explora a vida nas casas de palafitas, revelando a rotina e a cultura dos moradores ribeirinhos. O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, nasceu de pesquisas visuais e viagens da fotógrafa às comunidades, transformando experiências de campo em narrativas visuais.

Segundo Bárbara Vale, a exposição busca compartilhar sua visão sobre esse tipo de moradia tão comum na Amazônia, valorizando os modos de vida locais e promovendo um sentimento de orgulho entre as comunidades retratadas.

A curadoria e a acessibilidade do projeto são assinadas por Keké Bandeira. Ela destaca que a exposição mostra como a cultura, os hábitos e a mobilidade dos moradores se integram à arquitetura de várzea, funcionando como exemplo das técnicas ribeirinhas e do conhecimento ancestral da região.

O projeto conta ainda com audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acesso a diferentes públicos.


Serviço

Exposição: Casa de Várzea

Dia: Até 31 de janeiro
Horário: 16h às 20h
Local: Casa Sawe, Itaituba (PA)
Acessibilidade: Audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Entrada gratuita