Exposição “Paralelos: do interior ao subúrbio” aborda a identidade do cotidiano amazônico

Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Galeria Theodoro Braga abre, a partir desta quinta-feira (12), a exposição “Paralelos: do interior ao subúrbio”, assinada pelo artista paraense Dias Júnior. A mostra, vencedora do Edital Prêmio Branco de Melo, reúne 48 obras que abordam, sob a ótica do artista, temas como racialidade, identidade, desigualdade social e o cotidiano amazônico.

Aberta a todos os públicos, a exposição segue em cartaz até o dia 31 de março, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Theodoro Braga, localizada no subsolo do Centur, em Belém. As obras foram produzidas ao longo de quatro anos e incluem pinturas e desenhos que exploram diferentes técnicas. A partir de suas vivências, Dias Júnior retrata o deslocamento do interior para a capital e cenas do cotidiano que evidenciam estruturas de exclusão social presentes na sociedade amazônica.

A exposição é organizada em sete séries e quatro obras únicas, que dialogam com temas como o trabalho informal nas ruas, a ancestralidade negra, a migração do interior para a cidade e a representatividade dos mosaicos amazônicos.

Além da exposição, a programação conta com ações de mediação cultural, rodas de conversa, debates e visitas guiadas, ampliando o diálogo entre o público e as obras. A mostra também adota medidas de acessibilidade, com recursos de audiodescrição, além de apoio e montagem adequados para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo o acesso de diferentes públicos.

Sobre o artista

O multiartista Dias Júnior, natural de Abaetetuba e residente em Belém desde 2019, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A exposição “Paralelos: do interior ao subúrbio” foi contemplada pelo Prêmio Branco de Melo, da Fundação Cultural do Pará.


Serviço

Exposição “Paralelos: do interior ao subúrbio”

Abertura: 12/02 (quinta-feira), das 19h às 22h
Visitação: 19/02 a 31/03
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galeria Theodoro Braga – Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo do Centur, bairro de Nazaré
Entrada Gratuita.

 

Com informações da Agência Pará