“Manas”: filme com Dira Paes é celebrado no Festival de Veneza
Produção aborda o problema dos abusos sofridos por meninas e mulheres no arquipélago do Marajó

Estrelado pela atriz paraense Dira Paes, o filme “Manas” arrancou longos aplausos do público nesta segunda-feira (2), no Giornate degli Autori (Venice Days), uma das mostras competitivas do 81º Festival de Veneza que segue até o próximo domingo (8).
A produção aborda os abusos sofridos por meninas e mulheres no arquipélago do Marajó, no Pará, e marcou a estreia da brasileira Mariana Brennand na direção.
O longa-metragem acompanha a história de Marcielle, uma menina de 13 anos de idade, moradora do Marajó. Apesar de muito nova, ela demonstra força na luta pela sobrevivência dela e de sua irmã contra os abusos sexuais cometidos por seu pai e a exploração nas balsas que circulam nos rios da região.
Assista ao teaser de "Manas", que ainda não tem data para ser lançado comercialmente.
Ainda Estou Aqui
Outro filme brasileiro exibido no Festival de Veneza e que conquistou a crítica especializada internacional, é “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello. Dirigido por Walter Salles, o longa concorre ao Leão de Ouro e pode ser indicado para representar o Brasil no Oscar 2025.
“Ainda Estou Aqui” é baseado na biografia de Marcelo Rubens Paiva e se passa no Rio de Janeiro, na década de 1970, em plena ditadura militar. O enredo conta a história da aparentemente feliz família Paiva, com Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos, que vivem em uma casa alugada em frente à praia. Quando um ato violento os toma, Eunice se vê obrigada a reinventar o rumo e o destino de sua família.
