Oficinas de dança negra contemporânea estão com inscrições abertas
Promovidas pela Cia de Dança Treme Terra, as atividades acontecem entre os dias 21 e 28 de agosto, em Belém e no arquipélago do Marajó.
A Companhia de Dança Treme Terra realiza em Belém e no arquipélago do Marajó, entre os dias 21 e 28 de agosto, oficinas gratuitas de dança negra contemporânea. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade, com ou sem experiência em dança, se inscrevendo através dos formulários disponibilizados no perfil do Instagram @ciatremeterra.
A iniciativa integra uma programação itinerante que inclui apresentações de espetáculos e exibição de filmes e documentário. As oficinas oferecem uma experiência imersiva que une dança, música ao vivo e rituais da ancestralidade afro-diaspórica.
Com foco em movimentos coletivos e expressivos, as vivências propõem o diálogo entre corpo, memória e questões sociais contemporâneas — marca registrada do trabalho da companhia.
Treme Terra
Criada em São Paulo, a Cia Treme Terra é uma das principais referências do país na valorização da cultura afro-brasileira por meio da arte. O grupo já se apresentou na Alemanha, Bulgária e Bolívia, já tendo conquistados prêmios como Klauss Vianna, Fomento à Dança e Prêmio Denilto Gomes.
A circulação faz parte de um projeto contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, do Ministério da Cultura. Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas.
Programação no Pará
21/8 – Exibição do documentário Danças Negras + oficinas (Belém);
22 e 23/8 – Espetáculo Terreiro Urbano (Belém);
24/8 – Exibição do filme Danças Negras;
26/8 – Oficinas de dança (Ilha de Marajó); e
27 e 28/8 – Espetáculo Terreiro Urbano (Marajó).