OPAS alerta para aumento de casos de sarampo nas Américas
Segundo a organização, entre os anos de 2024 e 2025 o número de casos da doença teve um aumento de cerca de 32 vezes no continente americano.
Devido ao aumento de quase 32 vezes no número de casos de sarampo nas Américas na passagem de 2024 para 2025, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta para os países do continente.
Em 2025, foram identificados 14.891 registros da doença nas Américas, um salto em relação aos 446 casos do ano anterior. Também em 2025, foram notificadas 29 mortes por sarampo.
Já em relação a 2026, a comparação mostra crescimento ainda maior. Dados parciais referentes ao último mês de janeiro apontam 1.031 casos, o equivalente a cerca de 45 vezes a mais aos 23 do mesmo período de 2025. Não há confirmação de mortes.
Tantos nos dados de 2025, quanto nos de 2026 a grande concentração de registros da doença está nas Américas do Norte. Em 2025, México (com 6.428 casos), Canadá (5.435) e Estados Unidos (2.242) somam quase 95% do total de casos (14.106). Já em 2026, as três nações representam 948 registros, 92% das notificações no continente.
Segundo a Opas a grande maioria dos casos acontece com pessoas sem histórico de vacinação contra a doença. Nos Estados Unidos, 93% das pessoas que contraíram sarampo não estavam vacinados ou apresentavam histórico vacinal desconhecido. No México, eram 91,2%; já no Canadá, 89% dos casos.
A Opas considera que “o aumento acentuado dos casos de sarampo na região das Américas durante 2025 e no início de 2026 constitui um sinal de alerta que requer uma ação imediata e coordenada por parte dos Estados Membros”.
Em novembro passado, a Opas já tinha retirado do continente o certificado de região livre de transmissão do sarampo.
SITUAÇÃO NO BRASIL
O Brasil somou 38 notificações em 2025, sendo praticamente todos (36) sem histórico de vacinação. Em 2024, foram quatro registros. Em 2026, não há caso reconhecido. Apesar do aumento registrado de 2024 para 2025, o Brasil ostenta o status de país livre do sarampo.
A Opas detalha que, dos 38 casos da doença em 2025, dez correspondem a casos importados ─ quando uma pessoa é infectada pelo vírus no exterior; 25 são de casos relacionados à importação e três têm fonte de infecção desconhecida.
Os casos confirmados foram no Distrito Federal (1), Maranhão (1), Mato Grosso (6), Rio de Janeiro (2), São Paulo (2), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (25).
A DOENÇA
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Entre os sintomas figuram febre, tosse, coriza, perda de apetite e conjuntivite, além de manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, dor de garganta.
A principal forma de prevenir o sarampo é através da vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que faz parte do calendário básico de vacinação infantil.
A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de idade, com o imunizante tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses.
Qualquer pessoa com até 59 anos que não tenha comprovante de imunização ou não tenha completado o esquema vacinal deve atualizar a carteira de vacinação.
Com informações da Agência Brasil.