‘Oralidades’: programação do Arraial do Pavulagem traz como tema os banhos de cheiro da Amazônia

Compartilhe
A tradição do Banho de Cheiro é o tema da nova edição do projeto Oralidades, do Arraial do Pavulagem. Foto: Divulgação.

O Arraial do Pavulagem apresenta nesta quinta-feira (06), a partir das 19h, uma nova edição do projeto Oralidades, que traz como tema “Banho de Cheiro de São João: o poder que vem da floresta”.

O evento acontece no Boulevard da Gastronomia e faz parte das programações especiais promovidas pelo Arraial do Pavulagem no mês de junho. A ação terá música, feira criativa e roda de conversa sobre os significados e rituais dos banhos de cheiro nas festas juninas amazônicas.

A roda de conversa vai contar com as presenças de Mauro Athayde, do Laboratório São Lucas; Paulo Arara, plantador de essências e cheiro cheiroso; Tatiana Sinimbú, da Jambu Sinimbu; e Aldrin Moura, antropólogo, historiador e pesquisador das culturas populares amazônicas. Todos eles vão debater sobre a importância do banho de cheiro como prática ancestral que expressa a identidade das comunidades amazônicas. Conectando a natureza e os saberes tradicionais, o banho de cheiro está presente em narrativas, rituais e manifestações populares como o boi-bumbá.

A programação traz também a feira criativa do Coletivo de Artesãs Por Trás da Cena, que levará ao público uma diversidade de produtos artesanais feitos por mulheres da cena cultural de Belém. O público presente também será convidado a vivenciar a tradição com um simbólico banho de cheiro.

O evento encerra com uma apresentação da Roda Cantada, grupo musical formado por integrantes do Batalhão da Estrela.

A tradição do Banho de Cheiro é o tema da nova edição do projeto Oralidades, do Arraial do Pavulagem. Foto: Divulgação.

Serviço

Oralidades: Banho de Cheiro de São João - o poder que vem da floresta

Data: 5 de junho de 2025 (quinta-feira)

Horário: A partir das 19h

Local: Boulevard da Gastronomia (em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem)

Endereço: Av. Presidente Vargas, esquina com Rua Municipalidade

Entrada gratuita