Pará proíbe entrada de aves e ovos férteis como medida de prevenção à gripe aviária

Compartilhe
Foto: Agência Brasil / Arquivo.

O Pará proibiu a entrada de aves e ovos férteis provenientes de estados brasileiros com casos confirmados de gripe aviária.A medida visa prevenir e conter o avanço da doença que tem atingido várias regiões do país.

A proibição foi tomada pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) através de Portaria publicada nesta terça-feira (3), no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a portaria, fica proibida a entrada no estado de qualquer tipo de ave (de produção, ornamental etc), bem como de ovos férteis, camas de aviário e esterco vindos de estados onde há confirmação da gripe aviária.

Para estados sem registro da doença, a entrada de aves e ovos férteis será permitida, desde que acompanhadas da Guia de Trânsito Animal (GTA) válida e de atestado sanitário emitido por médico veterinário habilitado e com validade máxima de 72 horas antes do embarque, comprovando que os animais estão clinicamente sadios e sem sinais de gripe aviária.

Até o momento o Pará não registrou casos de gripe aviária. Contudo, desde o dia 29 de maio o governo estadual decretou situação de emergência zoosanitária visando proteger a avicultura local, evitando prejuízos econômicos e riscos à saúde pública.

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, conhecida popularmente como gripe aviária, é uma doença viral e altamente contagiosa entre aves, mas que pode infectar também mamíferos. O risco de infecção em humanos é baixo, mas pode ocorrer por contato direto com avesou indiretamente, por meio da água e de materiais contaminados.

Segundo o Ministério da Agricultura, o consumo de carnes e ovos não oferece riscos à saúde humana, desde que bem cozidos ou preparados adequadamente.

Tags