PCT Guamá abre edital permanente para residência de empresas de inovação

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) atualizou o edital para residência de empresas inovadoras, abrindo oportunidade para instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, além de empresas com foco em pesquisa aplicada. O edital, publicado pela Fundação Guamá , instituição de ciência e tecnologia (ICT) responsável pela gestão do parque, permanece com inscrições abertas por tempo indeterminado.
A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Sectet, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil e tem como missão fomentar o empreendedorismo inovador e sustentável, além de impulsionar o desenvolvimento de soluções baseadas em ciência e tecnologia.
Quem pode participar
Podem se candidatar empresas de base tecnológica que atuem no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos ou serviços sustentados por conhecimento científico e tecnológico. Também são elegíveis empresas já em fase operacional, com atividades em andamento e oferta regular de soluções ao mercado, bem como ICTs voltadas à pesquisa científica.
Áreas estratégicas
As propostas devem estar alinhadas a pelo menos uma das áreas estratégicas do PCT Guamá:
Inteligência Artificial
Energia
Bioeconomia
Sustentabilidade
Tecnologia para Educação
Tecnologia Mineral
Tecnologia da Informação e Comunicação
Além disso, as propostas devem ser enviadas para o e-mail: sec.exec@fundacaoguama.org.br, com o assunto: Candidatura Edital 003/2025 – Nome da empresa. O envio deve incluir:
Projeto detalhado (modelo de negócio, mercado-alvo, equipe);
Vídeo pitch;
Documentos como cartão CNPJ e contrato sociais.
O resultado da análise será divulgado em até 30 dias após o envio. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (91) 3321-8900, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou pelo e-mail servicos@fundacaoguama.org.br.
Com informações da Agência Pará