Pica-pau completa 85 anos como um dos personagens mais populares do universo da animação

Compartilhe
Foto: Reprodução / Internet

O universo da animação estreou no dia 25 de novembro de 1940 um dos seus personagens mais marcantes: o Pica-Pau. Foi naquela data que aconteceu sua primeira aparição pública no curta-metragem “Knock Knock”. A partir daí o malicioso passarinho se tornou presença marcante na televisão mundial e segue até os dias de hoje sua trajetória de sucesso nas plataformas de streaming e nas redes sociais.

Embora o desenho animado original tenha como protagonistas Andy Panda e seu pai, com o Pica-Pau como vilão, foi ele que acabou conquistando o público por contas das suas travessuras e pelo riso marcante.

À época nem se usava o termo “viralizar”, mas foi exatamente isso que aconteceu. A estreia fez tanto sucesso que o personagem emplumado nas cores azul e vermelho se tornou viral junto ao público.

Em sua primeira versão, conhecida como “Pica-Pau Biruta”, a ave demonstrava um comportamento insano e anárquico, chegando a ser sádico nas suas vilanias contra o ursinho Andy Panda. Ao longo dos anos, e para agradar a todos, o personagem foi ganhando versões mais amigáveis, mas sem perder sua essência travessa e irreverente.

Já no final dos anos 1950, Pica-Pau deixou os curtas para trás e se tornou uma atração semanal no canal ABC, nos Estados Unidos. Assim, ao ser levado para dentro das casas onde era visto por milhões de crianças, o personagem ganhou mais alguns polimentos, deixando muitas dos seus aspectos violentos no passado também.

NO BRASIL

A estreia do Pica-Pau no Brasil também aconteceu na década de 1950, através da extinta TV Tupi. Na época, apenas os curtas eram exibidos e a indústria da dublagem no país ainda nem havia começado. Desta forma, as produções eram exibidas com legendas. Ao longo dos anos a atração passou a ver exibida por outras emissoras, a exemplo do SBT e Record, sempre mantendo bons índices de audiência.

Atualmente, os episódios mais novos são lançados diretamente no canal Pica-Pau em Português, no Youtube, onde possui 8,84 milhões de inscritos e 2,5 mil vídeos publicados.

ORIGEM

A criação do Pica-Pau é atribuída a Alex Lovy, já o curta Knock Knock ganhou vida sob a produção do estúdio de animação de Walter Lantz e chegou ao público pela Universal Pictures que também fez a distribuição da obra.

Após a estreia, o personagem anti-herói se tornou um dos mais populares da animação mundial. Com seu humor característico ele conquistou gerações, fazendo com que o pássaro mantivesse sua herança bem viva na cultura pop através das décadas.