Porto de Outeiro recebe obras para atender demanda de hospedagem na COP 30

Compartilhe
Outeiro
Foto: Diretoria de Infraestrutura / Secop

O Terminal Hidroviário de Outeiro, em Belém, está sendo reestruturado para reforçar a rede de hospedagem da capital paraense durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro. O local receberá dois navios de cruzeiro que vão operar como hotéis flutuantes para parte das delegações internacionais. A obra é financiada com mais de R$ 180 milhões repassados pela Itaipu Binacional.

As intervenções incluem a construção de um novo píer de aproximadamente 710 metros e a implantação de uma área receptiva com infraestrutura de apoio para embarque, desembarque e atendimento aos passageiros. Os trabalhos começaram no dia 17 de abril e devem ser concluídos até 14 de outubro, semanas antes da abertura do evento, que deve reunir mais de 50 mil participantes em Belém.

O projeto integra o pacote de ações voltadas à preparação da cidade para o evento climático, com foco na ampliação da capacidade logística e de serviços. Segundo o planejamento, a estrutura será incorporada, após a conferência, às rotas regulares de turismo maritimo, promovendo o desenvolvimento dos setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

"O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que hoje funciona somente para cargas. Com isso, não somente o entorno do Porto, como também toda a cidade e a própria região Norte contarão com mais esse ponto para os roteiros de cruzeiros", afirmou o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia.

Com informações do site Cop 30 Brasil