Presidência da COP 30 divulga lista de enviados especiais para diálogo com a sociedade

A presidência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) anunciou, na última quarta-feira (14), a lista dos 30 enviados especiais que atuarão no engajamento da sociedade e na escuta de diversos setores para a conferência do clima.
Entre alguns nomes confirmados estão:
- A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, enviada para o eixo das mulheres;
- A líder indígena Sinéia do Vale, representante dos povos indígenas;
- A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, enviada para a igualdade racial e periferias;
- O diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Beto Veríssimo, representante do eixo das florestas;
- O presidente do Conselho da EBC e ex-assessor de Celso Amorim, Frederico Assis, como enviado para integridade da informação.
Os enviados atuarão voluntariamente e foram escolhidos por sua representatividade em áreas estratégicas. A composição inclui 10 enviados para regiões geográficas prioritárias e 20 para setores-chave da sociedade. Confira a lista completa neste link.
Além de funcionarem como interlocutores para suas respectivas áreas, os enviados especiais também servirão como canal direto entre esses setores e a presidência da COP 30, apresentando demandas, sugestões e propostas durante o processo de preparação da conferência.
Círculos de liderança
A presidência da COP 30 anunciou, em abril deste ano, a criação de quatro Círculos de Liderança: o Balanço Ético Global, o Círculo de Ministros de Finanças, o Círculo de Povos e o Círculo de Presidentes. Diferente dos enviados especiais, os círculos focarão na elaboração de produtos específicos em apoio à presidência da conferência.
O objetivo é reforçar a diversidade de vozes no processo e mobilizar diferentes setores — governos, iniciativa privada, sociedade civil, ciência, setor financeiro e outros — para um grande Mutirão Global contra as mudanças climáticas.
Com informações do site COP 30 Brasil.