Quais as origens e significados das simpatias e superstições de ano novo?
Presentes em vários lugares do mundo, esses hábitos refletem influências culturais diversas.
Usar roupas brancas, pular sete ondas na praia, comer lentilhas ou guardar sementes de romã na carteira... As superstições e simpatias de ano novo são muito comuns em vários lugares do mundo. No Brasil, por exemplo, elas misturam influências culturais diversas que vêm dos antigos costumes pagãos, passando pelo sincretismo religioso de matriz africana aos costumes trazidos pelos colonizadores europeus.
Para muitas pessoas, elas são levadas à sério. Para outras, não passam de crendices populares. Seja como for, vamos conhecer um pouco sobre as origens e os significados das principais simpatias do réveillon?
Vestir branco
O hábito tem influência do Candomblé e da Umbanda, simbolizando paz e purificação. A mania de usar roupas brancas na virada do ano se tornou popular no Brasil na década de 70, nas praias do Rio de Janeiro, se expandindo para outras regiões do país.
Pular sete ondas
Um dos rituais mais populares para quem passa a virada nas praias, a prática de pular sete ondas também encontra sua origem na espiritualidade africana, especificamente no culto a Iemanjá, a “rainha do mar”. O número sete é considerado sagrado em diversas culturas e religiões. Na Umbanda, por exemplo, representa as sete linhas de orixás e, desta forma, cada pulo seria um pedido para um orixá diferente.
Comer lentilha
A tradição italiana foi trazida ao Brasil pelos imigrantes. Comer lentilhas na virada do ano representa pedidos de fartura e abundância financeira. A explicação para essa crença estaria no formato do grão de lentilha, que se assemelha a uma moeda. Segundo um ditado popular italiano "lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno" que traduzido para o português significa: "lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo".
Sementes de romã
Símbolo de fertilidade para várias religiões da antiguidade, a tradição de comer romã no Réveillon veio da Grécia. No país, a romã é jogada no chão para quebrá-la e dividi-la entre os presentes. A simpatia de ano novo mais famosa envolvendo a fruta inclui o hábito de comer sete sementes de romã, uma para cada desejo que se quer realizar no ano que se inicia, ou guardar as sementes na carteira ou na bolsa para atrair boa sorte e prosperidade.
Castanhas e frutas secas
Pelo formato arredondado, as castanhas e as frutas secas simbolizam a continuidade e a fartura, trazendo prosperidade e riqueza. As nozes, castanhas, tâmaras e avelãs chegaram ao Brasil pelos imigrantes árabes. Por se tratar de alimentos de longa validade, simbolizam desejos para que não falte comida ao longo do ano. A superstição vale também para frutas secas e cristalizadas.
A simpatia com castanhas tradicionalmente realizada na virada do Ano Novo envolve comer sete castanhas, uma para cada desejo ou meta para o ano que se inicia. Algumas pessoas também as colocam sob o travesseiro ou as guardam na carteira, para atrair boas energias e garantir um ano próspero.
Comer 12 uvas
Originada na Espanha, a tradição de comer doze uvas à meia-noite (uma para cada mês do ano), representa o desejo de boa sorte, prosperidade e saúde para o novo ano.
Soltar fogos de artifício
Acredita-se que os fogos de artifício tiveram origem na China há mais de 2 mil anos. Segundo a tradição, o estouro desses fogos espantava os maus espíritos. No Brasil, eles foram trazidos pelos imigrantes portugueses e italianos, sendo atrações das festas da virada de ano.