Receita libera a consulta para o segundo lote de restituição do Imposto de Renda

Compartilhe
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil.

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2025. Aproximadamente 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano serão contemplados neste lote.

Este é o maior lote da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. No total, 6.545.322 contribuintes serão beneficiados, com um montante de R$ 11 bilhões em restituições. Segundo a Receita Federal, a totalidade desse valor será destinada a contribuintes que têm prioridade no reembolso.

O pagamento da restituição será realizado em 30 de junho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix (do tipo CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o nome não apareça na lista de contemplados, o próximo passo é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Lá, é possível tirar o extrato da declaração. Se identificar alguma pendência, será necessário enviar uma declaração retificadora. Após a correção, o contribuinte deve aguardar os próximos lotes de restituição da malha fina.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 148.090 contribuintes acima de 80 anos;
  • 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Este ano, uma mudança importante na ordem de pagamento da restituição do Imposto de Renda beneficia alguns contribuintes. Aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e indicaram o Pix como forma de recebimento passaram a ter prioridade na restituição, mesmo não estando previstos originalmente na lei. Importante ressaltar que, neste lote específico, não haverá pagamentos para contribuintes que não se enquadram em nenhuma das categorias de prioridade.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatou sua restituição dentro de um ano, ainda é possível solicitar o valor. Para isso, é necessário acessar o Portal e-CAC. Uma vez na página principal, é só seguir os seguintes passos: No menu, clique em "Declarações e Demonstrativos"; em seguida, selecione "Meu Imposto de Renda"; e por fim, clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".