Tacacazeiras são reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil
Título concedido pelo Iphan valoriza o trabalho e os saberes das mulheres responsáveis pelo preparo de um dos pratos típicos da Amazônia.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o ofício das Tacacazeiras da Região Norte brasileira como Patrimônio Cultural do Brasil. O título, concedido nesta terça-feira (25), valoriza o trabalho e os saberes das mulheres responsáveis pelo preparo de um dos pratos típicos da Amazônia.
Segundo o Iphan, o ofício foi inscrito no chamado Livro dos Saberes e destaca a importância das mulheres amazônicas na preservação de conhecimentos ancestrais ligados à culinária regional.
"O ofício de tacacazeira não se restringe a uma receita, mas compreende um conjunto integrado de práticas agrícolas, saberes tradicionais, técnicas culinárias, modos de comercialização, formas de sociabilidade e sentidos simbólicos", informou o Iphan sobre a decisão.
PEDIDO DE REGISTRO
O pedido de registro do ofício de Tacacazeira começou em 2010, quando o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) solicitou ao Iphan a inclusão do saber no Livro dos Saberes, iniciativa ligada a um trabalho mais amplo sobre as tradições da mandioca no Pará.
Em 2024, o processo foi ainda mais impulsionado com a elaboração de um dossiê técnico desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A medida teve por objetivo analisar a importância histórica, cultural e social do ofício das tacacazeiras e fortalecer sua candidatura como Patrimônio Cultural do Brasil.
De acordo com o Iphan, agora que virou patrimônio cultural, um Plano de Salvaguarda será elaborado para ajudar a preservar o saber-fazer e melhorar as condições de trabalho das tacacazeiras.
SUCESSO NA INTERNET
Prato típico da Amazônia e uma das comidas simbólicas da região Norte brasileira, em 2023 o tacacá chegou a figurar em primeiro lugar no ranking das 10 comidas mais pesquisadas no Google, sobretudo após a música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, ter "viralizado" nas redes sociais.