‘Uma Noite com Tó’: concerto celebra 132 anos de nascimento do violonista paraense Tó Teixeira

Se estivesse vivo, o violonista e compositor paraense, Tó Teixeira, completaria 132 anos no próximo dia 13 de junho. Para celebrar a data, o Theatro da Paz recebe, nesta quarta-feira (11), às 20h, o concerto “Uma Noite com Tó”.
Em um mergulho na obra do artista, o evento promete fazer uma ponte entre o passado e o presente, com as participações de Salomão Habib que também assina a direção musical do concerto, da Orquestra Tó Teixeira de Choro, MC Pelé do Manifesto, além do percussionista Kleber Benigno e do saxofonista Marcos Cardoso, ambos integrantes do Trio Manari.
O repertório inclui choros, valsas, carimbós, ladainhas e outras canções criadas por Tó Teixeira. Entre as composições estão: “Mais Uma Lembrança”, “Triste? Nunca!”e “Vamos Tomar Café”. Há também peças como “Vovó, Lá vem o Tio Tó”, “Tem Castanha no Ouriço” e “Não Chora, Meu Bem, Não Chora”, obras que remetem ao cotidiano e a cenas presentes nas relações familiares do artista.
A apresentação também vai contar com o carimbó “Cordão dos Pretinhos”, formado em 1905, e a curiosa “Bambiá que Dindinha Dançava”, gênero identificado nas pesquisas sobre Tó como um precursor do carimbó.
Exposição Tó Teixeira
O concerto é um projeto que se conecta a outra iniciativa, a exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra”, premiado pelo edital da Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, Correios, Caixa e Banco do Brasil. A mostra também conta com apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e pode ser visitada até o dia 30 de agosto no Museu da Imagem e do Som, em Belém.
Serviço:
Concerto “Uma Noite com Tó”.
Data/Horário: quarta-feira, 11 de junho, às 20h.
Local: Theatro da Paz
Entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Ingressos disponíveis no dia do espetáculo, a partir das 9h, na plataforma Bilheteria Digital, e presencialmente na bilheteria do Theatro, a partir das 18h.