Violoncelista Miguel Braga estreia em Belém com a Orquestra Jovem Vale Música

Compartilhe
Orquestra Jovem Vale Música divide o palco da Sala Augusto Meira Filho com Miguel Braga. Foto: Ediel Sousa.

Os músicos da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) subirão ao palco da Sala Augusto Meira Filho com o violoncelista Miguel Braga para um concerto especial no próximo domingo (29), às 10h30, com entrada franca. Com 26 anos, Miguel tem um extenso currículo, incluindo performances em renomadas orquestras no Brasil e no exterior.

O concerto será a estreia de Miguel Braga em Belém promete uma experiência musical rica e diversificada. Além da Suíte nº 2 para violoncelo solo de Bach, o programa destaca a "Kol Nidrei" de Max Bruch, uma obra que convida à reflexão e se entrelaça com uma série de danças barrocas, criando uma atmosfera contemplativa e envolvente. Ainda no repertório, será possível apreciar a Suíte nº 1 de "Peer Gynt" de Grieg. Esta peça transporta o público para a Noruega com elementos da música folclórica local e imagens sonoras inesquecíveis, como na famosa "No Salão do Rei da Montanha". Para encerrar, o concerto culmina com o "Tema de Haydn" de Brahms, uma composição que, com sua natureza reflexiva e seu desenvolvimento progressivo, oferece um final grandioso e inspirador para a apresentação. A regência será do maestro da Renan Cardoso, titular da Orquestra Jovem Vale Música.

Miguel Braga faz sua estreia em Belém no próximo domingo, 29 de junho, em concerto aberto ao público. Foto: Ediel Sousa.
Trajetória

O violoncelista Miguel Braga começou a estudar o instrumento ainda criança, aos oito anos de idade. Em sua trajetória, Miguel conquistou prêmios internacionais como o 1º lugar no "Festival Verão Clássico 2019”, em Lisboa, e o prêmio especial no "Orpheus Swiss Chamber Music Competition 2021" com o Sonoris Piano Trio, além de premiações nacionais como o 1º lugar no "Concurso Nacional de Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica de Goiás" e a primeira posição no "Concurso de Música de Câmara do 52º Festival Villa-Lobos".

Orquestra Jovem Vale Música

A OJVM integra o projeto Vale Música Belém, que é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música há mais de 20 anos na capital paraense e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Criada em janeiro de 2010, como resultado do projeto social “Vale Música”, a Orquestra Jovem Vale Música reúne jovens de 13 a 29 anos de idade, que já trazem no currículo apresentações em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luís e Fortaleza, e importantes parcerias com grandes solistas internacionais.


Serviço:

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música com participação do violoncelista Miguel Braga.

Quando: Domingo, 29/06, às 10h30.

Onde: Sala Augusto Meira, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). Apresentação aberta ao público com entrada franca. A FAM fica na Av. Governador Magalhães Barata, nº 1022 (entre Tv. 14 de Abril e Tv. Castelo Branco).