Visit Pará: Governo lança plataforma digital com o objetivo de impulsionar o turismo no estado
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou nesta segunda-feira (6) a plataforma Visit Pará, um site e aplicativo de acesso gratuito que tem como objetivo modernizar a gestão do setor, promover os destinos locais e fortalecer a economia do turismo no Estado. A plataforma também é o portal oficial do turismo para a COP 30.
O Visit Pará reúne, em um único espaço digital, informações sobre atrativos turísticos, eventos, serviços, rotas e experiências. O sistema foi desenvolvido para atender turistas, empreendedores e gestores públicos, centralizando dados que auxiliam na formulação de políticas públicas e na promoção dos destinos paraenses em nível nacional e internacional.
Integração digital
A iniciativa integra o processo de transformação digital do turismo, permitindo que o Pará avance na competitividade do setor e ofereça uma experiência mais completa aos visitantes. O site, disponível no endereço www.visitpara.com.br, já pode ser acessado, enquanto o aplicativo será lançado nesta semana para os sistemas Android e iOS.
As ferramentas contam com mapas interativos, roteiros personalizados, catálogo de atrativos e serviços, trilhas e circuitos detalhados, além de filtros e buscas inteligentes. Também será possível realizar o download de trechos e trilhas para uso offline, facilitando o acesso às informações mesmo em áreas sem conexão com a internet.
A gestão da plataforma será feita de forma colaborativa. A Setur atuará como órgão articulador, integrando os municípios e parceiros, garantindo o alinhamento estratégico e utilizando os dados gerados para orientar políticas públicas e ações de promoção turística. Cada município e instituição parceira poderá inserir e atualizar conteúdos de forma autônoma, sob moderação compartilhada.
COP 30
O lançamento da Visit Pará ocorre em um momento de forte expansão do turismo no Estado, impulsionado pela visibilidade nacional e internacional e pelos preparativos para a COP30, que será realizada em Belém. Além da plataforma, o governo estadual vem investindo em infraestrutura turística, com obras como o Parque de Bioeconomia da Amazônia, o Museu das Amazônias, o Complexo Porto Futuro, além da modernização do aeroporto de Belém, terminais hidroviários e a expansão da rede hoteleira.
Com a nova ferramenta digital, o Governo do Pará reforça sua estratégia de posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos da Amazônia, destacando suas riquezas naturais, culturais, históricas e gastronômicas, de regiões como Marajó, Salinópolis, Bragança, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia, e valorizando o turismo sustentável como vetor de desenvolvimento econômico.
Com informações da Agência Pará.