05/10/2023 - 10:40
Traslado dos Carros atrai devotos e marca primeira romaria do Círio 2023
A primeira romaria do Círio 2023, o Traslado dos Carros, atraiu fiéis na noite desta quarta-feira (04). Os 14 carros percorreram as ruas dos bairros de Nazaré, Umarizal e Campina, em Belém. A romaria está na sua segunda edição, oficialmente, e já vem ganhando força na programação da festa de Nazaré. O trajeto saiu da Basílica de Nazaré e terminou na avenida Visconde de Souza Franco com a iluminação especial e efeitos da imagem gigante de Nossa Senhora de Nazaré, que ficará exposta durante todo o mês de outubro.
O diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Souza, conta que o Traslado dos Carros foi uma procissão imposta pela população e como cresceu muito começaram a pedir que ela fizesse parte da programação do Círio. "Dom Alberto Taveira acolheu esse pedido e oficializou a procissão. E graças a Deus está, aqui, essa maravilha que é hoje!”, destaca o diretor, acrescentando que esta é a segunda edição oficial da romaria, que traz os carros representam a história do Círio de Nazaré.
Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o marítimo Rafael Amaral ressalta que já alcançou muitas graças. “Eu já alcancei muitas graças com Nossa Senhora de Nazaré. Então, todos os anos eu tento passar, aqui. É sempre uma emoção muito forte e eu agradeço de coração”, disse o marítimo.
A devota Jocileide Gomes estava deslumbrada com o espetáculo da imagem gigante iluminada da Nazinha, na Doca de Souza Franco. “Nossa Senhora sempre está linda e sempre está iluminada no coração de toda a população paraense. E é sempre uma alegria compartilhar de todo esse deslumbre!”, diz a devota. A aposentada Tereza Medeiros também estava deslumbrada e conta o que representa a Nazinha na sua vida: “É uma emoção que arrepia porque Nossa Senhora é tudo na nossa vida: é a mãe de Jesus, é a nossa mãe, é a mãe da humanidade! E tudo que precisamos é renovar a nossa fé”,
complementa Tereza.
O devoto Harley Alberto também se emociona ao falar dos milagres que conseguiu com a Mãezinha: “a minha história com Nossa Senhora de Nazaré começa quando eu fui desenganado pelos médicos com uma doença chamada Síndrome de Fornier e, nesse momento, eu pedi que Nossa Senhora fizesse um milagre em minha vida e eu prometi que eu ia levar a imagem dela na procissão e eu cumpro todos os anos”, conta o devoto, que cumpre duas promessas no Círio. “A segunda promessa é para a minha filha, que teve convulsão, quando era criança e eu fiz a promessa e até hoje ela não teve mais
convulsão”, conclui.
Foto: Divulgação
Por: Avelina Castro
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725