04/03/2022 - 15:00
Dormir pouco pode levar a ganho de peso, diz pesquisa
Além de todos os incômodos causados pelas noites mal dormidas um outro problema pode ser o ganho de peso. O alerta foi dado hoje, sexta-feira (04), pelo Instituto do Sono, data em que é celebrado o Dia Mundial da Obesidade. Segundo a médica e pesquisadora do Instituto do Sono, Érika Treptow, a falta de noites bem dormidas podem levar ao aumento da vontade de comer e a diminuição da sensação de saciedade. Tais impactos negativos no organismo podem afetar pessoas de todas as idades.
Ainda de acordo com a pesquisadora, o sono insuficiente também encurta o jejum que ocorre quando o corpo está adormecido. "Quem acaba dormindo menos tem tempo maior, oportunidade maior, número maior de horas em que pode se alimentar. O dormir menos também dá muito cansaço, então a pessoa tem dificuldade maior de realizar exercícios, por exemplo".
Mas não é somente a falta de sono que acaba por gerar ganho de peso. O contrário também é verdade. De acordo com Treptow, o excesso de gordura pode atrapalhar o sono. "Quando a gente ganha muito peso, principalmente dependendo do local onde esse peso se acumula, há tendência ao ronco, à apneia do sono e a um sono de pior qualidade".
Para dormir bem a especialista recomenda, principalmente, manter a regularidade dos horários do sono. Além disso, é importante que se evite o consumo de alimentos e de bebidas alcóolicas ou estimulantes em horário próximo ao de dormir. Para o período da noite o indicado é sempre fazer uma refeição leve. Outro ponto importante diz respeito ao ambiente do quarto. O espaço deve ter pouca luminosidade, pouco barulho e uma temperatura agradável, acrescenta a especialista.
Foto: Kurhan/StockPhotos
Por: Lourival Borges
FUNDAÇÃO PARAENSE DE RADIOFUSÃO - FUNTELPA
Cultura Rede de Comunicação
TV • Rádio • Portal Cultura
Rua dos Pariquis, 3318 - Cremação
Belém - Pará - CEP: 66045-645
CNPJ: 11.953.923/0001-84
Tel.: 4005-7725